quinta-feira, 15 de abril de 2010

Algumas dicas para LIE Proinfo Urbano

Algumas dicas para LIE Proinfo Urbano -
Válidas somente para equipamentos com com um terminal para cada CPU
FAQ para Linux Educacional 3.0 mais a customização NTM / NIDI de Caxias do Sul

Autor: Peterson Danda
com complemento de Professores RME


Pergunta: Inseri uma imagem em um documento, porém não consigo visualizá-la, o que eu faço?

Resposta: Se a imagem que inseriste não for vizualizada, vá na opção FERRAMENTAS >> escolha o Aplicativo que estás com problema, dê dois cliques sobre ele >> selecione a opção EXIBIR, com um clique >> verifique se no quadro (lado direito) o ítem "figuras e objetos" está selecionado. se não estiver, selecione e dê OK. Provavelmente as imagens poderão ser visualizadas.

Pergunta: Como resolver o problema do Firefox que, quando acessado, abre várias janelas?

Resposta: Siga o caminho indicado abaixo:

1 - ir em EDITAR - PREFERÊNCIAS

2 - ir em AO INICIAR O FIREFOX, escolher "abrir página inicial"

3 - clicar em FECHAR

4 - abrir o Firefox

5 - ao fechar, aparecerá uma mensagem. Escolher a opção "não perguntar novamente" e clicar em SAIR.E... tchan... tchan... tchan... tudo "deve" estar resolvido!

Pergunta: A pasta bkp_aluno no Desktop (ou qualquer outra pasta de sistema) não está acessível para alterações pelo meu usuário, como faço?

Resposta: Você pode tentar resolver da seguinte maneira:
Logue no micro com problema com o usuário professor. Já logado, va até o menu INICIAR, SISTEMAS, GERENCIADOR DE ARQUIVOS (modo super usuário), ele pedirá a senha do usuário professor. Abrirá então a janela do navegador de arquivos, no lado esquerdo procure pelo ícone com a pasta VERMELHA (pasta raíz), ele abrirá a lista de pastas do sistema, procure então pela pasta HOME. Clicando nela, aparecerá, ao lado, as pastas professor, aluno, ConteudoMEC e publica. Clique com o botão direito sobre a pasta aluno e depois em PROPRIEDADES. Lá, procure pela aba Permissões. É necessário que a pasta esteja com as seguintes permissões:

Dono - Permissão de Leitura, Escrita e execução.

Grupo - Permissão de Leitura e Execução

Outros - Permissão de Leitura e Execução

Após alterar as permissões, basta logar com usuário aluno e tudo voltará

ao normal.


Pergunta: Não consigo mais utilizar mais nenhum jogo em flash, como faço?

Resposta:Os jogos em flash são executados pelo navegador Firefox, você pode tentar clicar com o botão direito sobre o jogo que deseja abrir e solicitar a opção Abrir com e escolher na lista o navegador Firefox. Outra opção é abrir o navegador e ir na aba Arquivo, Abrir e procurar pelo jogo desejado.


Pergunta: Não consigo navegar na Internet, e agora?

Resposta: Logado como usuário professor, verifique se as configurações de rede estão corretas, procurando o menu Iniciar, Ferramentas de Sistema, Ferramentas de Rede. Nesta opção, procure pelo botão Modo Administrador e clique sobre ele, o mesmo irá solicitar a senha do usuário professor. Cheque as configurações de rede, ela devem estar iguais as seguintes:

IP: 192.168.0.1XX (onde XX é o número da estação, ex: 192.168.0.107 para a estação 07)
Máscara: 255.255.255.0
essid: proinfo
senha: qwe12
Marcar a opção ativar no início e o modelo de chave é ASCII.
Rota: 192.168.0.1
Servidor de nomes (DNS): Para navegação em conexões brasil telecom, devem estar configurados os ips 10.1.1.1 e 192.168.0.1 (nesta ordem).


Pergunta: Não consigo iniciar o sistema, fica em uma tela preta com uma mensagem solicitando CTRL+D, e agora?

Resposta: Tente o seguinte procedimento:
No momento que for solicitado o CTRL + D, digite a senha de root
(qwe123), o sistema então entrará em um terminal. Neste terminal, é
preciso digitar os seguinte comando: fsck -y /dev/sda1
O sistema fará uma varredura no disco procurando por problemas no sistema de arquivos. Caso ele solicite a confirmação de algum procedimento, basta clicar no y ou enter, conforme a orientação do próprio programa. Depois da finalização do FSCK, o sistema vai iniciar normalmente, basta reinicia-lo e torcer para o erro não repetir.


Pergunta: Não consigo visualizar o atalho da pasta pública na área de trabalho, o que faço ?

Resposta: A pasta pública pode ser encontrada no "home". Para colocá-la como atalho na área de trabalho deves arrastá-la até esta área, quando soltares o botão do mouse, aparecerá uma “janelinha” e nesta, escolha a opção "criar link". Após este procedimento aparecerá a imagem do link da pasta pública no desktop.


Pergunta: Não consigo visualizar os conteúdos da pasta pública nem do ConteudoMEC, e agora?

Resposta: Pode ser resolvido da seguinte maneira:
Vá em Iniciar, Sistemas, Gerenciador de Arquivos (modo super-usuários), depois procure pela pasta etc e depois pelo arquivo fstab, é um arquivo de texto. Ao encontra-lo, clique com o botão direito sobre ele e depois em Abrir com Kate. No kate, adicione as seguintes linhas no final do arquivo, caso não existam:

192.168.0.100:/home/ConteudoMEC /home/ConteudoMEC nfs ro 0 3

192.168.0.100:/home/publica /home/publica nfs rw 0 4

Salve o arquivo e reinicie o computador.


Pergunta: O menu “iniciar” foi deletado, como restaurá-lo?

Resposta:
Para restaurar o menu iniciar você deve >> clicar com o botão direito do mouse na barra onde estaria o "iniciar" >> escolher adicionar miniaplicativo - painel do KDE e selecionar KBFX Spinx (substituto...), adicionar, fechar e deverá estar feito. Se funcionar, após esta operação não esqueçam de também clicando com o botão direito do mouse sobre as barras, bloqueá-las para tentar evitar que isso aconteça novamente.


Pergunta: Não consigo ativar o som , o que devo fazer?


Resposta:
Nos caso de equipamentos que possuem os alto-falantes acoplados no monitor, é necessário que o cabo de som(verde) esteja devidamente conectado, o mesmo deve ser conferido com os fones de ouvido, caso queira utilizá-los.
Posteriormente >>> com o botão esquerdo do mouse clique em cima do ícone que representa um alto-falante, próximo ao relógio >>> ainda com o botão esquerdo do mouse clique uma vez na barrinha onde está escrito "Mixers" >>> abrirá a janela do Kmix e ajuste os volumes dos ítens disponíveis, lembrando que os botões superiores devem estar selecionados, ficam na cor verde clara. Acesse um arquivo de som para qualificá-lo e ajustar as configurações da forma que considerar adequada.

1 comentários:

Unknown disse...

quando vou iniciar o pc quero clicar em iniciar normalmente e nao consigo ?

Postar um comentário