sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Passo-a-Passo para Migração dos Laboratórios Proinfo de 10 máquinas EMEFs de Caxias do Sul

Passo-a-Passo para Migração dos Laboratórios

Peterson Danda


Instalação e Backup

O primeiro passo para migração dos laboratórios é a instalação do Linux Educacional 3.0, antes, é necessário fazer backup dos dados dos usuários. Após realizar o backup, basta colocar o CD de instalação no drive de cdrom e reiniciar a máquina

Para realizar a instalação do sistema, basta seguir os passos indicados no arquivo manual_instalação_30.pdf.



Alterações do LE 3.0 - NIDI


Para instalar as customizações realizadas no LE 3.0 para o NIDI, basta seguir os seguintes passos:


1 – Insira a mídia com os dados da customização;

2 – Quando solicitado, escolha a opção de abrir a mídia com o gerenciado r de aquivos (konqueror); Abra a pasta Migração

3 – Com o gerenciador de arquivos aberto, clique no ícone 01-Copiar Conteudos, será solicitada então a senha do usuário professor. Ao inseri-la, será solicitada a confirmação de realização do processo de cópia dos arquivos, basta clicar em OK. Feche também a janela do gerenciador de arquivos;

4 – Ao finalizar o processo de cópia, abrirá novamente a janela de gerenciador de arquivos, desta vez, dois cliques no ícone 02-Instalar Alterações. Ao executa-lo, ele solicitará confirmação de instalação das configurações e executará as mudanças. Ao finalizar as configurações, a máquina será reiniciada.


Configurações pós-customização


Após realizar as customizações, é necessário fazer algumas alterações para pleno funcionamento da máquina, segue os passos:

Obs.: Todas as alterações e configurações precisam se efetivadas com o login de professor

1 – Instalação da Impressora: Para instalar a impressora, basta clicar em INICIAR > CONFIGURAÇÕES DE SISTEMA > IMPRESSORAS. Abrirá então uma janela de configuração de impressoras, basta clicar em ADICIONAR > IMPRESSORA. A primeira janela dará algumas informações sobre a impressora, basta clicar em avançar. Na segunda janela, escolha a opção IMPRESSORA DE REDE (TCP). Na terceira janela, insira o IP da impressora, por padrão, as impressoras do MEC usam o IP 192.168.0.3 para a impressora Oki B2200 e 192.168.0.107 para impressora Xerox(Ex.: EMEF Angelina) Na próxima janela, será solicitado o driver da impressora, isso varia de modelo para modelo. Para escolher o driver, clique no botão OUTROS e procure pela pasta /usr/share/ppd/foo2zjs/ lá estão os drivers para cada umas das impressoras utilizadas pelo MEC, geralmente as usadas são a OKI B2200 ou a Samsumg ML-2850. Após escolher o driver, basta clicar em avançar em todas as janelas até a última, onde será solicitado o nome da impressora e a finalização do processo.

2 – Criação do usuário aluno: Para criar o usuário aluno, basta clicar em INICIAR > SISTEMAS > GERENCIADOR DE USUÁRIOS. Nesta janela, clique em ADICIONAR > USUÁRIO e escreve o login do usuário (aluno, no caso). Na próxima janela, escreve o nome do usuário (Aluno, com letra maiúscula) e clique em Definir Senha, onde será inserida, 2 vezes, a senha do usuário (no caso, aluno). Após definir estas opções, clique na aba GRUPOS da janela e marque os seguintes grupos: audio, cdrom, dhcp, dialout, dip, fuse, lp, lpadmin, netdev, plugdev, video, voice. Para finalizar, clique em OK e o usuário será criado. É necessário também alterar as permissões da pasta aluno, para isso, clique em INICIAR > SISTEMAS > GERENCIADOR DE ARQUIVOS (MODO SUPER-USUÁRIO). Procure ao lado esquerdo por uma pasta VERMELHA (raiz) e então procure a pasta home e depois aluno. Clique com o botão direito sobre a pasta aluno e escolha a opção propriedades. Nesta janela, escolha a aba Permissões. É preciso que as permissões fiquem da seguinte forma:

Dono - Permissão de Leitura, Escrita e execução.
Grupo - Permissão de Leitura e Execução
Outros - Permissão de Leitura e Execução


3 – Configuração do cliente italc: Para configurar o cliente italc, é preciso copiar do computador SERVIDOR os arquivos presentes na pasta /etc/italc/keys. Para copia-los, você pode, fazer os seguintes passos: No SERVIDOR, como usuário PROFESSOR, clique em INICIAR > SISTEMAS > GERENCIADOR DE ARQUIVOS (MODO SUPER-USUARIO). Nesta tela, procure no lado esquerdo por uma pasta VERMELHA (Raíz), clique nela e aparecerão todos os diretórios padrões do sistema, procure então pela pasta etc. Nesta pasta, procure pela pasta italc e então pela pasta keys. Copie a pasta keys para a pasta /home/publica, usando o copiar e colar com o botão direito. Com a pasta keys dentro da pasta pública, vá até a estação recém instalada e acesse, como PROFESSOR, o menu INICIAR > SISTEMAS > GERENCIADOR DE ARQUIVOS (MODO SUPER-USUÁRIO) e, novamente na pasta vermelha, procure pela pasta publica, dentro da pasta home. Copie então a pasta keys para o diretório etc/italc. Para que as configurações funcionem é necessário reiniciar a estação.

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