terça-feira, 9 de novembro de 2010

Serviços Técnicos de Software ou Hardware

Sugerimos alguns ítens a serem observados pela escola ao contratar serviços técnicos de software ou hardware

As escolas da RME de Caxias do Sul passam contratar serviços técnicos de software e hardware para os LIEs e Salas de Recursos, utilizando a parcela da autonomia financeira destinada para este fim, conforme o solicitado pelos diretores.

1 - No atendimento para hardware

Equipamentos em garantia devem ser atendidos somente pela empresa autorizada.

Ex.:

- Equipamentos recebidos da Positivo pelos contatos positivo.delta@positivo.com.br ou 0800.644.6591

- Equipamentos da marca Daruma pelos contatos sac@daruma.com.br ou 0800.772.5060

- Equipamentos Itautec pelo contato 0800.770.9122


No caso de equipamentos que estejam fora do período de garantia, sugerimos que procurem atendimento de empresas que ofereçam garantia dos serviços. Ex.: Peças substituídas, equipamentos ou peças novas adquiridas.


2 - No atendimento de software

- Procurar definir qual tem sido a real necessidade do LIE de sua escola, nos últimos tempos, para poder determinar que tipos de serviços são adequados a sua realidade.

- Analisar atentamente todas as possibilidades oferecidas de atendimento.

- Não contratar serviços de longa duração sem o conhecimento da qualidade do atendimento prestado.

- Tenha garantia de que o contrato poderá ser rompido, sem prejuízos a sua escola, caso os serviços não sejam satisfatórios

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Internet nos LIEs de 17 terminais + secretaria da escola

Para a nternet nos LIEs com 2 distribuições MEC de 17 terminais e secretaria funcionar é necessário que seja utilizado apenas um acsses point.

Internet nos LIEs com distribuição MEC de 17 terminais + outras máquinas +secretaria

A Internet, nos LIEs das EMEFs de Caxias do Sul, com distribuição MEC de 17 terminais combinadas com outras máquinas (com SO Linux Educacuinal 3.0 ou Suse 10.2), só é possivel configuarar também na secretaria com a instalação de um "switch"

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Passo-a-Passo para Migração dos Laboratórios Proinfo de 10 máquinas EMEFs de Caxias do Sul

Passo-a-Passo para Migração dos Laboratórios

Peterson Danda


Instalação e Backup

O primeiro passo para migração dos laboratórios é a instalação do Linux Educacional 3.0, antes, é necessário fazer backup dos dados dos usuários. Após realizar o backup, basta colocar o CD de instalação no drive de cdrom e reiniciar a máquina

Para realizar a instalação do sistema, basta seguir os passos indicados no arquivo manual_instalação_30.pdf.



Alterações do LE 3.0 - NIDI


Para instalar as customizações realizadas no LE 3.0 para o NIDI, basta seguir os seguintes passos:


1 – Insira a mídia com os dados da customização;

2 – Quando solicitado, escolha a opção de abrir a mídia com o gerenciado r de aquivos (konqueror); Abra a pasta Migração

3 – Com o gerenciador de arquivos aberto, clique no ícone 01-Copiar Conteudos, será solicitada então a senha do usuário professor. Ao inseri-la, será solicitada a confirmação de realização do processo de cópia dos arquivos, basta clicar em OK. Feche também a janela do gerenciador de arquivos;

4 – Ao finalizar o processo de cópia, abrirá novamente a janela de gerenciador de arquivos, desta vez, dois cliques no ícone 02-Instalar Alterações. Ao executa-lo, ele solicitará confirmação de instalação das configurações e executará as mudanças. Ao finalizar as configurações, a máquina será reiniciada.


Configurações pós-customização


Após realizar as customizações, é necessário fazer algumas alterações para pleno funcionamento da máquina, segue os passos:

Obs.: Todas as alterações e configurações precisam se efetivadas com o login de professor

1 – Instalação da Impressora: Para instalar a impressora, basta clicar em INICIAR > CONFIGURAÇÕES DE SISTEMA > IMPRESSORAS. Abrirá então uma janela de configuração de impressoras, basta clicar em ADICIONAR > IMPRESSORA. A primeira janela dará algumas informações sobre a impressora, basta clicar em avançar. Na segunda janela, escolha a opção IMPRESSORA DE REDE (TCP). Na terceira janela, insira o IP da impressora, por padrão, as impressoras do MEC usam o IP 192.168.0.3 para a impressora Oki B2200 e 192.168.0.107 para impressora Xerox(Ex.: EMEF Angelina) Na próxima janela, será solicitado o driver da impressora, isso varia de modelo para modelo. Para escolher o driver, clique no botão OUTROS e procure pela pasta /usr/share/ppd/foo2zjs/ lá estão os drivers para cada umas das impressoras utilizadas pelo MEC, geralmente as usadas são a OKI B2200 ou a Samsumg ML-2850. Após escolher o driver, basta clicar em avançar em todas as janelas até a última, onde será solicitado o nome da impressora e a finalização do processo.

2 – Criação do usuário aluno: Para criar o usuário aluno, basta clicar em INICIAR > SISTEMAS > GERENCIADOR DE USUÁRIOS. Nesta janela, clique em ADICIONAR > USUÁRIO e escreve o login do usuário (aluno, no caso). Na próxima janela, escreve o nome do usuário (Aluno, com letra maiúscula) e clique em Definir Senha, onde será inserida, 2 vezes, a senha do usuário (no caso, aluno). Após definir estas opções, clique na aba GRUPOS da janela e marque os seguintes grupos: audio, cdrom, dhcp, dialout, dip, fuse, lp, lpadmin, netdev, plugdev, video, voice. Para finalizar, clique em OK e o usuário será criado. É necessário também alterar as permissões da pasta aluno, para isso, clique em INICIAR > SISTEMAS > GERENCIADOR DE ARQUIVOS (MODO SUPER-USUÁRIO). Procure ao lado esquerdo por uma pasta VERMELHA (raiz) e então procure a pasta home e depois aluno. Clique com o botão direito sobre a pasta aluno e escolha a opção propriedades. Nesta janela, escolha a aba Permissões. É preciso que as permissões fiquem da seguinte forma:

Dono - Permissão de Leitura, Escrita e execução.
Grupo - Permissão de Leitura e Execução
Outros - Permissão de Leitura e Execução


3 – Configuração do cliente italc: Para configurar o cliente italc, é preciso copiar do computador SERVIDOR os arquivos presentes na pasta /etc/italc/keys. Para copia-los, você pode, fazer os seguintes passos: No SERVIDOR, como usuário PROFESSOR, clique em INICIAR > SISTEMAS > GERENCIADOR DE ARQUIVOS (MODO SUPER-USUARIO). Nesta tela, procure no lado esquerdo por uma pasta VERMELHA (Raíz), clique nela e aparecerão todos os diretórios padrões do sistema, procure então pela pasta etc. Nesta pasta, procure pela pasta italc e então pela pasta keys. Copie a pasta keys para a pasta /home/publica, usando o copiar e colar com o botão direito. Com a pasta keys dentro da pasta pública, vá até a estação recém instalada e acesse, como PROFESSOR, o menu INICIAR > SISTEMAS > GERENCIADOR DE ARQUIVOS (MODO SUPER-USUÁRIO) e, novamente na pasta vermelha, procure pela pasta publica, dentro da pasta home. Copie então a pasta keys para o diretório etc/italc. Para que as configurações funcionem é necessário reiniciar a estação.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Chamados de hardware para Positivo (equipamentos em período de garantia)

Ordens de Serviço para máquinas da Positivo

Estas orientações são válidas para EMEFs de Caxias do Sul-RS, que possuem Laboratório de Informática Educativa - LIE Proinfo e Salas de Recursos Multifuncionais com equipamentos da empresa Positivo, em período de garantia.

Caso os equipamentos apresentem defeitos de hardware(máquina) a escola deve registrar uma Ordem de Serviço (OS), que pode ser efetivada por e-mail ou telefone.

Aconselhamos que estas Ordens de Serviço sejam efetivadas pelo e-mail positivo.delta@positivo.com.br, para que a escola fique com o comprovante da solicitação. Caso a escola prefira, pode também utilizar o telefone 0800.644.6591 para efetivar esta operação, assim como, para obter outras informações em relação a solicitações abertas e não atendidas.


Para a abertura desses chamados, são obrigatórias as seguintes informações:

  • Local, na escola, onde o equipamento se encontra (LIE ou Sala de Recursos)

  • Número de Série do equipamento Positivo

  • Descrição do defeito apresentado

  • Endereço completo onde se encontra o equipamento (informações como: rua, nº, bairro, cidade, estado, CEP, andar, bloco, sala, setor)

  • Nome da pessoa de contato

  • Telefone de contato (com DDD e ramal, quando for o caso)


Lembramos que a empresa Positivo só atende a solicitações de hardware(máquina) para equipamentos em período de garantia(constante na nota fiscal dos equipamentos). Conforme orientação recebida da emprersa, para cada nº de série com defeito, é necessário a abertura de uma solicitação.

As necessidades referentes a software(programas) e hardware(equipamentos) fora do período de garantia, são por conta da parcela da autonomia financeira, destinada para este fim.


Para que possua o registro completo dos atendimentos recebidos, é necessário que a escola:

  • designe alguém para acompanhar o técnico durante o atendimento

  • solicite a ficha de atendimento preenchida, assinada, para efetivar cópia

  • arquive cópia dessas fichas de atendimento em seus registros do LIE ou SR

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Solução para algumas falhas da distribuição FNDE/ Proinfo 083 de 17 terminais

Configuração telas fora freqüência (válida somente para o projeto 83 com equipamentos de 2 e 3 terminais) :


1º - Vá em menu iniciar.

2º - Sistema.

3º - Userful Control Panel

4º - Vai ser solicitado senha (utilizar a padrão)

5º - Vá na opção ( apagar as configurações dos monitores em todas as estações )

6º - Confirma o aviso

7º - reinicia o micro.


OBS : Verifique em que computador esta ligado o monitor que esta fora de frequencia e vá em um terminal deste computador que esteja aparecendo imagem e faça o procedimento acima.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Algumas dicas para LIE Proinfo Urbano

Algumas dicas para LIE Proinfo Urbano -
Válidas somente para equipamentos com com um terminal para cada CPU
FAQ para Linux Educacional 3.0 mais a customização NTM / NIDI de Caxias do Sul

Autor: Peterson Danda
com complemento de Professores RME


Pergunta: Inseri uma imagem em um documento, porém não consigo visualizá-la, o que eu faço?

Resposta: Se a imagem que inseriste não for vizualizada, vá na opção FERRAMENTAS >> escolha o Aplicativo que estás com problema, dê dois cliques sobre ele >> selecione a opção EXIBIR, com um clique >> verifique se no quadro (lado direito) o ítem "figuras e objetos" está selecionado. se não estiver, selecione e dê OK. Provavelmente as imagens poderão ser visualizadas.

Pergunta: Como resolver o problema do Firefox que, quando acessado, abre várias janelas?

Resposta: Siga o caminho indicado abaixo:

1 - ir em EDITAR - PREFERÊNCIAS

2 - ir em AO INICIAR O FIREFOX, escolher "abrir página inicial"

3 - clicar em FECHAR

4 - abrir o Firefox

5 - ao fechar, aparecerá uma mensagem. Escolher a opção "não perguntar novamente" e clicar em SAIR.E... tchan... tchan... tchan... tudo "deve" estar resolvido!

Pergunta: A pasta bkp_aluno no Desktop (ou qualquer outra pasta de sistema) não está acessível para alterações pelo meu usuário, como faço?

Resposta: Você pode tentar resolver da seguinte maneira:
Logue no micro com problema com o usuário professor. Já logado, va até o menu INICIAR, SISTEMAS, GERENCIADOR DE ARQUIVOS (modo super usuário), ele pedirá a senha do usuário professor. Abrirá então a janela do navegador de arquivos, no lado esquerdo procure pelo ícone com a pasta VERMELHA (pasta raíz), ele abrirá a lista de pastas do sistema, procure então pela pasta HOME. Clicando nela, aparecerá, ao lado, as pastas professor, aluno, ConteudoMEC e publica. Clique com o botão direito sobre a pasta aluno e depois em PROPRIEDADES. Lá, procure pela aba Permissões. É necessário que a pasta esteja com as seguintes permissões:

Dono - Permissão de Leitura, Escrita e execução.

Grupo - Permissão de Leitura e Execução

Outros - Permissão de Leitura e Execução

Após alterar as permissões, basta logar com usuário aluno e tudo voltará

ao normal.


Pergunta: Não consigo mais utilizar mais nenhum jogo em flash, como faço?

Resposta:Os jogos em flash são executados pelo navegador Firefox, você pode tentar clicar com o botão direito sobre o jogo que deseja abrir e solicitar a opção Abrir com e escolher na lista o navegador Firefox. Outra opção é abrir o navegador e ir na aba Arquivo, Abrir e procurar pelo jogo desejado.


Pergunta: Não consigo navegar na Internet, e agora?

Resposta: Logado como usuário professor, verifique se as configurações de rede estão corretas, procurando o menu Iniciar, Ferramentas de Sistema, Ferramentas de Rede. Nesta opção, procure pelo botão Modo Administrador e clique sobre ele, o mesmo irá solicitar a senha do usuário professor. Cheque as configurações de rede, ela devem estar iguais as seguintes:

IP: 192.168.0.1XX (onde XX é o número da estação, ex: 192.168.0.107 para a estação 07)
Máscara: 255.255.255.0
essid: proinfo
senha: qwe12
Marcar a opção ativar no início e o modelo de chave é ASCII.
Rota: 192.168.0.1
Servidor de nomes (DNS): Para navegação em conexões brasil telecom, devem estar configurados os ips 10.1.1.1 e 192.168.0.1 (nesta ordem).


Pergunta: Não consigo iniciar o sistema, fica em uma tela preta com uma mensagem solicitando CTRL+D, e agora?

Resposta: Tente o seguinte procedimento:
No momento que for solicitado o CTRL + D, digite a senha de root
(qwe123), o sistema então entrará em um terminal. Neste terminal, é
preciso digitar os seguinte comando: fsck -y /dev/sda1
O sistema fará uma varredura no disco procurando por problemas no sistema de arquivos. Caso ele solicite a confirmação de algum procedimento, basta clicar no y ou enter, conforme a orientação do próprio programa. Depois da finalização do FSCK, o sistema vai iniciar normalmente, basta reinicia-lo e torcer para o erro não repetir.


Pergunta: Não consigo visualizar o atalho da pasta pública na área de trabalho, o que faço ?

Resposta: A pasta pública pode ser encontrada no "home". Para colocá-la como atalho na área de trabalho deves arrastá-la até esta área, quando soltares o botão do mouse, aparecerá uma “janelinha” e nesta, escolha a opção "criar link". Após este procedimento aparecerá a imagem do link da pasta pública no desktop.


Pergunta: Não consigo visualizar os conteúdos da pasta pública nem do ConteudoMEC, e agora?

Resposta: Pode ser resolvido da seguinte maneira:
Vá em Iniciar, Sistemas, Gerenciador de Arquivos (modo super-usuários), depois procure pela pasta etc e depois pelo arquivo fstab, é um arquivo de texto. Ao encontra-lo, clique com o botão direito sobre ele e depois em Abrir com Kate. No kate, adicione as seguintes linhas no final do arquivo, caso não existam:

192.168.0.100:/home/ConteudoMEC /home/ConteudoMEC nfs ro 0 3

192.168.0.100:/home/publica /home/publica nfs rw 0 4

Salve o arquivo e reinicie o computador.


Pergunta: O menu “iniciar” foi deletado, como restaurá-lo?

Resposta:
Para restaurar o menu iniciar você deve >> clicar com o botão direito do mouse na barra onde estaria o "iniciar" >> escolher adicionar miniaplicativo - painel do KDE e selecionar KBFX Spinx (substituto...), adicionar, fechar e deverá estar feito. Se funcionar, após esta operação não esqueçam de também clicando com o botão direito do mouse sobre as barras, bloqueá-las para tentar evitar que isso aconteça novamente.


Pergunta: Não consigo ativar o som , o que devo fazer?


Resposta:
Nos caso de equipamentos que possuem os alto-falantes acoplados no monitor, é necessário que o cabo de som(verde) esteja devidamente conectado, o mesmo deve ser conferido com os fones de ouvido, caso queira utilizá-los.
Posteriormente >>> com o botão esquerdo do mouse clique em cima do ícone que representa um alto-falante, próximo ao relógio >>> ainda com o botão esquerdo do mouse clique uma vez na barrinha onde está escrito "Mixers" >>> abrirá a janela do Kmix e ajuste os volumes dos ítens disponíveis, lembrando que os botões superiores devem estar selecionados, ficam na cor verde clara. Acesse um arquivo de som para qualificá-lo e ajustar as configurações da forma que considerar adequada.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Atendimento Técnico de Software para os LIEs

ORIENTAÇÃO VÁLIDA ATÉ 30/09/2010
Atendimento Técnico de software para os Laboratórios de Informática “Proinfo” e “LIE2008”


Foi contratada a empresa Lansul Informática para prestação de serviços técnicos de software, a fim de atender as necessidades do mês de março, enquanto não temos os resultados da Licitação Pública para este fim.
Para que possamos otimizar este serviço, contamos com o auxílio de todos no sentido de supervisionar este atendimento.
As solicitações de atendimento devem ser feitas por e-mail no seguinte endereço nidi@caxias.rs.gov.br e devem constar dados como :
  • nome da Escola a ser prestado o atendimento
  • qual sistema operacional (LIE2008 – Suse / Linux Educacional 2.0 ou 3.0) está instalado no equipamento que necessita atendimento
  • descrição, o mais detalhada possível, da falha e ou necessidade
Obs.: orientações para abertura de chamado foram também enviadas aos professores de laboratórios, por e-mail.

IMPORTANTE

Salientamos que as escolas devem designar uma pessoa para acompanhar o serviço prestado, bem como, o preenchimento da “Ficha de Atendimento Técnico 2010”, onde constam dados como:
  • horário de início e término do atendimento
  • nome do responsável pelo acompanhamento do serviço
  • carimbo da Escola e assinatura do responsável pela mesma, entre outros
Para que possamos ter controle das horas de atendimento prestadas pela empresa, bem como os procedimentos realizados no atendimento, a escola necessita informar ao NTM, por e-mail ou pelos telefones 3214-6374 ou 3901-2317, o nome da escola, a data e o horário de início e de término do atendimento, no ato que este findar.
A ficha original deve ser enviada ao NTM, pela escola, impreterivelmente no prazo máximo de uma semana. A escola permanece com uma cópia e fornece uma cópia ao técnico.
Em caso de dúvidas contate com Simone no NTM pelo e-mail nidi@caxias.rs.gov.br ou pelos telefones citados acima.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Respostas para algumas dúvidas


O que é ProInfo?

O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.

Como deve ser a infraestrutura dos laboratórios?

Para orientar sobre como as escolas devem ser preparadas para receber os computadores, o MEC elaborou duas cartilhas, uma para escolas urbanas (ProInfo Urbano) e outra para escolas rurais (ProInfo Rural), que podem ser lidas e baixadas no link dos manuais ao lado. Tais manuais podem ser consultados clicando nos links das Cartilhas Proinfo, ao lado.


Quais as condições, exigidas pelo MEC, para que uma escola deve atenda para que possa receber um laboratório, nas distribuições atuais?

PROINFO RURAL

Escolas de ensino fundamental (1º ao 9º ano)

Área rural

Com mais de 30 alunos

Energia elétrica

Sem laboratório de informática

PROINFO URBANO

Escolas de ensino fundamental (1º ao 9º ano)

Área urbana

Com mais de 50 alunos

Energia elétrica

Sem laboratório de informática

Qual a composição do laboratório?

Segue abaixo os atuais critérios para distribuição ProInfo Urbano/Rural Ampliação:

AMPLIAÇÃO DE LABORATÓRIO DE PROINFO URBANO:

Neste momento estão sendo contempladas com ampliação de equipamentos, para os Laboratórios de Informática Educativa, as escolas urbanas que preenchem os requisitos e possuem mais de 900 alunos.


AMPLIAÇÃO DE LABORATÓRIO DE PROINFO RURAL:

Neste momento estão sendo contempladas com ampliação de equipamentos, para os Laboratórios de Informática Educativa, as escolas rurais que preenchem os requisitos e possuem mais de 301 alunos.


QUAIS EQUIPAMENTOS CONSTITUEM O LABORATÓRIO DE:

ProInfo Rural

Solução muititerminal – 5 terminais de acesso com 1 CPU, monitor LCD, impressora jato de tinta, wirelles.

Linux Educacional 3.0

Garantia de 3 anos

Mobiliário (mesas e cadeiras) – enviados pelo MEC

Infraestrutura – responsabilidade do estado/prefeitura

ProInfo Urbano:

Solução multiterminal com 8 CPU's e 17 terminais de acesso, 1 servidor multimídia, 1 impressora laser, 10 estabilizadores, 1 access Point.

Linux Educacional 3.0

Garantia de 3 anos

Necessita de Infraestrutura mais elaborada

Não vai mobiliário

Infraestrutura – responsabilidade do estado/prefeitura


Os computadores do laboratório ProInfo?

Seguindo diretriz do governo federal, o MEC incentiva a utilização de softwares livres e produz conteúdos específicos, voltados para o uso didático-pedagógico, associados à distribuição Linux-Educacional, que acompanha os computadores do laboratório.


Posso instalar outro sistema operacional nos computadores?

O MEC não proíbe a troca do sistema operacional por outros livres ou proprietários. Porém no momento da solicitação do suporte técnico e uma possível reconfiguração do computador a empresa está autorizada a desinstalar qualquer sistema operacional, programas e arquivos existentes, entregando o computador com a configuração inicial. Por isso sugerimos que a escola realize backups e gravações periódicas do conteúdo armazenado nos microcomputadores.

Eu mesmo posso instalar os computadores depois que forem entregues?

Não. Nas atuais distribuições do ProInfo o laboratório será enviado após a confirmação da estrutura da escola através do preenchimento do Atestado de Infraestrutura, o que significa que o laboratório só chegará às escolas que estejam prontas para a instalação imediata. Quando o laboratório chegar, a orientação é a de não abrir as caixas em hipótese alguma, podendo ocasionar a perda da garantia dos equipamentos que foram abertos. As empresas fornecedoras tem um prazo de 30 dias após a entrega para realizar a instalação, aguarde o contato para agendar a instalação, que deverá ser realizada exclusivamente pelos técnicos autorizados. Antes de permitir a instalação, garanta que os técnicos são realmente da empresa em questão através de suas credenciais e documentação operacional, que deve conter a identificação da empresa responsável, conforme descrito acima.


Como proceder com a documentação que me for apresentada na entrega das máquinas?

No momento da entrega, deverão ser apresentados dois documentos, uma nota fiscal (três vias) e o Termo de Recebimento (duas vias). Antes de assinar os documentos verifique se o número de volumes (caixas) equivale à descrição da nota fiscal, só depois disso assine e carimbe. Os documentos devem ser devolvidos ao entregador, com exceção de uma via da nota fiscal que deverá ser guardada com cuidado para qualquer necessidade.

E no momento da instalação? Terei que assinar algum documento?

Sim, no momento da instalação o técnico apresentará o Termo de Aceitação. Verifique se todas as máquinas e a impressora estão funcionando corretamente e só, então, assine os termos. É importante que alguém que possua conhecimentos técnicos mínimos acompanhe essa instalação. A escola não fica com nenhuma via deste documento.

Posso dividir o laboratório para atender duas escolas?

Não.


Posso instalar em outro local que não seja dentro da escola?

Não, mesmo que seja em um telecentro ou a própria Secretaria de Educação. O laboratório ProInfo deve ser instalado necessariamente dentro da escola, e ser utilizado, prioritariamente, para o atendimento dos alunos dessa escola.


Posso atender à comunidade com este laboratório?

Sim, reservando a prioridade de uso do laboratório para os alunos e agentes educacionais da escola. O atendimento comunitário deve ser feito, preferencialmente em horários alternativos aos horários de aula da escola, e nos finais de semana. O MEC desenvolveu o Programa Mais Escola que pode orientar sobre como melhor realizar a integração escola-comunidade, inclusive usando o laboratório ProInfo.


Os equipamentos têm garantia?

Sim. No ProInfo Urbano a garantia de funcionamento é de três anos e no ProInfo Rural também é de três anos, a partir da data de instalação registrada no Termo de Aceitação.


E quanto ao suporte técnico de hardware(equipamento) no período da garantia?

A empresa fornecedora se compromete pelo edital a manter pelo menos um representante técnico autorizado em todas as capitais do país. Para acioná-las, é preciso abertura de chamado técnico junto à empresa fornecedora.

Seguem os contatos de atendimento das distribuições atuais:

PROINFO URBANO:

Positivo Pregões 83 e 142/2008 - 0800 644 6591

O NTM Caxias do Sul sugere que, preferencialmente, os chamados feito para Positivo, para atendimento de hardware(equipamento) sejam efetivados através do e-mail positivo.delta@positivo.com.br, para que a escola fique com o registro da solicitação feita.

IMPORTANTE:

Para abertura dos chamados técnicos de hardware, são obrigatórias as seguintes informações:

  • número de série do equipamento Positivo
  • defeito apresentado
  • endereço completo de onde se encontra o equipamento (informações como: rua. nº, bairro, cidade, estado, CEP, andar, bloco, sala, setor)
  • nome da pessoa de contato
  • telefone de contato (com DDD e ramal, quando for o caso)

Indicamos ainda, que ao ser atendida, a escola faça com uma cópia da ficha que descreve o atendimento prestado e a arquive junto a um "histórico" dos equipamentos do Laboratório.

PROINFO RURAL:

Daruma - pregão 51/2007– contrato 126/2007 - Fone: 0800 772 5060 ou (12) 3609 5000 - e-mail sac@daruma.com.br

Itautec – pregão 69/2008 – contrato 98/2008 - Fone: 0800 70133404



Depois do fim da garantia o MEC oferece algum suporte?

Não, a partir daí, os equipamento são de inteira responsabilidade da escola, que poderá utilizar as verbas repassadas quadrimestralmente, no caso de nosso município .


O que fazer caso os computadores sejam roubados?

Os computadores são de muita importância para qualquer escola pública que, por isso, deve zelar pela segurança desse patrimônio. Daí porque as Cartilhas ProInfo dão muita ênfase à proteção das instalações. Contudo, se, apesar dos esforços da escola no sentido de protegê-los, os computadores forem roubados, é necessário que seja registrado, o mais rápido possível, um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de polícia mais próxima, cuja cópia deve ser enviada por ofício para a Diretoria de Infraestrutura em Tecnologia Educacional do MEC (Esplanada dos Ministérios, Bloco “L” Ed. Sede – Sala 119 – Brasília-DF – CEP: 70047-900), para efeito de controle nos bancos de dados do ProInfo. A perda, total ou parcial, de computadores do laboratório nessas circunstâncias por enquanto não implica em reposição automática por parte do MEC, já que isso não está previsto no programa.


Eu posso contratar um técnico particular para meu laboratório?

Todos os computadores possuem um lacre de garantia que, se violado, resulta na perda da garantia do equipamento. Sempre que o técnico autorizado romper o lacre para dar manutenção ao equipamento instalado, deverá ser colocado novo lacre, de modo a manter a garantia. Assim sendo, se um técnico particular for contratado e romper o lacre do equipamento, este perderá, automaticamente, a garantia contratual.


Minha escola precisa resolver encaminhamentos de estrutura elétrica ou lógica do LIE . O que faço?

É necessário buscar orientação no Setor Técnico da SMED.